Instituto Evereste lança canal de denúncias “Dengue Zero” com uso de Inteligência Artificial para prevenção e combate à doença no sul e sudeste do Pará
Marabá, 07 de março de 2024 - Nesta quinta-feira, o Centro de Segurança Integrada, mantido pelo Instituto de Tecnologia e Inovação Evereste na cidade de Marabá, disponibilizou mais um importante serviço de utilidade pública para a população da região do Sul e Sudeste do Pará. Trata-se do “Dengue Zero”, um canal de comunicação dedicado a receber denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti e esclarecer dúvidas sobre os sintomas e o tratamento da doença.
O canal estará disponível exclusivamente por mensagens via aplicativo Whatsapp, através do número (94) 99173-1422, onde a população poderá acessar uma central de atendimento automático especializado e enviar informações, fotos e a localização de locais com possíveis criadouros do mosquito. O cidadão poderá, ainda, notificar casos de dengue na família ou ter acesso a dicas de prevenção e controle dessa doença.
Segundo o presidente do Instituto Evereste, André Fabiano Pereira, o objetivo do “Dengue Zero” é ofertar ao cidadão uma ferramenta para contribuição com agentes públicos e responsáveis pela gestão da saúde pública de maneira unificada nas 39 cidades da região, sendo uma alternativa para a consolidação de informações e conhecimentos que possam auxiliar em tomadas de decisões no combate e prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. "Enfatizo, porém, que o engajamento da população na utilização do canal é fundamental para o sucesso do serviço, e por conseguinte, para o combate ao mosquito”, pontuou André Pereira.
Com uso de Inteligência Artificial, o Instituto Evereste pretende potencializar um conjunto de serviços e informações integradas aos sistemas públicos de saúde para controle e monitoramento de epidemias, com uso mapas de calor, análise de pontos focais com maior e menor índices de contágio, localização precisa de criadouros e gestão epidemiológica inteligente.
Por fim, a equipe do Centro de Segurança Integrada atuará como time unificado de triagem e tratamento inicial das demandas recebidas no “Dengue Zero”, sendo que após isso, as mesmas serão submetidas para apreciação dos respectivos órgãos competentes para tomada de medidas cabíveis.
Como utilizar o “Dengue Zero”:
1- Acesse o atendimento automático via whatsapp (94) 99173-1422
2- Selecione o menu de opções
3- Escolha realizar uma denúncia ou obter informações
4- Descreva sua demanda, envie uma foto e a sua localização atual
5- Finalize a sua demanda
Dengue – A dengue é uma doença infecciosa, causada por um vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de outras doenças como a Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. A dengue não tem tratamento específico e seus principais sintomas são febre alta e dores no corpo e, nos casos mais graves, pode levar o paciente a óbito.
Coordenadoria de Comunicação Social
Redação e foto: CCS/Evereste